SIMULADO DE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC

 


Olá!

    A professora Fernanda Nascimento preparou um simulado com questões BNCC.


1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), submetida a ampla consulta pública e posterior submissão ao Conselho Nacional de Educação tem o objetivo de sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, a qual é compreendida:
a)    pelo Ensino Fundamental anos iniciais
b)   pelo Ensino Fundamental anos finais
c)   pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio
d)   pelo Ensino Fundamental, exclusivamente
e)   pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
 
 
2.     A Base Nacional Comum Curricular, que está sendo discutida pela sociedade na atualidade, faz referência:
a)    a um conjunto de normas disciplinares que devem guiar as escolas municipais.
b)      às diretrizes relativas ao que deve ser ensinado aos professores nos programas de formação continuada.
c)   ao conjunto de conhecimentos essenciais a que todo estudante brasileiro deve ter acesso.
d)   ao comportamento que deve ser assumido pelos professores nas escolas brasileiras.
 
 
3. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Linguagens reúne quatro componentes curriculares:
a)      Língua Portuguesa, Arte, Educação física e Língua Inglesa,
b)     Língua Estrangeira, Língua Inglesa, Arte e Educação Religiosa
c)      Língua Estrangeira, Língua Inglesa, Matemática e Educação Religiosa
d)     Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e história.

 
4. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componentes curriculares geografia e história estão na área do conhecimento de:
a)      Linguagem
b)     Matemática
c)      Ciência da Natureza


5. Lei nº. 9394/96 define que a organização do currículo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio deve ter uma Base Nacional Comum e outra parte diversificada. No que tange a parte diversificada:
a)     Será constituída exclusivamente de projetos pedagógicos que possam complementar a base comum.
b)   Deve atender características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
c)     Dará prioridade ao ensino de uma Língua estrangeira.
d)     Será facultativo o ensino de Educação física
e)      O ensino de educação física será um componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental.
 
 
6.        Segundo a BNCC, cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico. Qual a explicação da composição a seguir: EF01LP22.
a)      Ensino Fundamental,1ºano, Língua Portuguesa, posição da habilidade
b)     Ensino Fundamental,1ºmodulo, Linguagem Portuguesa, posição da habilidade
c)      Ensino Fundamental,1ano de idade , Língua Portuguesa, posição da habilidade
d)     Ensino Físico,1ºano, Língua Portuguesa, posição da habilidade
 
 
7.    Questão 23 - Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Em relação à obrigatoriedade do ensino no Brasil, é CORRETO afirmar que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito na escola pública, com duração de:
a)   7(sete) anos.
b)   9 (nove) anos.
c)   5(cinco) anos.
d)   14 (quatorze) anos .
e)   4( quatro) anos.


8.   O atual Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre:
(A)    8 e 16 anos.
(B)    6 e 14 anos.
(C)    7 e 15 anos.
(D)    5 e 13 anos.
(E)    4 e 12 anos.
 
 
9. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, os conhecimentos curriculares foram organizados por área de conhecimento e são:
a)   linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.
b)   língua portuguesa, matemática, ciências e história.
c)   matemática, língua portuguesa, ciências, artes e ensino religioso.
d)   ciências, matemática, língua portuguesa, história e geografia.

 
10.        O documento normativo denominado Base Nacional Comum Curricular aplica-se exclusivamente à educação escolar e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à:
a)      Constituição de cidadãos formatados para o mercado de trabalho, de acordo com suas demandas.
b)      Formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
c)      Orientação pedagógica e compreensão dos principais conceitos destacados em cada área do conhecimento.
d)   Identificação da carreira docente como essencial em uma sociedade, dada sua importância na constituição dos cidadãos.
 
 
11.        De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, em relação aos currículos e às propostas pedagógicas, o que compete aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência?
a)   Evitar a discussão de temas que não se relacionam à esfera escolar, tais como educação para o trânsito, educação alimentar e educação para o consumo.
b)   Trabalhar sempre os temas transversais nas disciplinas mais flexíveis, tais como história, geografia e artes, evitando sua utilização em disciplinas mais rígidas e tradicionais, como matemática e português.
c)   Incorporar a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora.
d)   Manter os conteúdos programáticos relacionados diretamente às disciplinas consideradas necessárias para a formação do aluno, evitando interdisciplinaridades.
 
 
 
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