LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o texto a seguir para
responder às questões de 1 a 4:
Para você estar passando adiante
Este artigo
foi feito especialmente para que você possa estar recortando e possa estar deixando
discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga
estar falando sem estar espalhando essa praga terrível
da comunicação moderna, o futuro do gerúndio.
Você pode também estar
passando por fax, estar mandando pelo correio
ou estar enviando pela Internet. O importante é estar garantindo que a
pessoa em questão vá estar recebendo
esta mensagem, de modo que ela possa
estar lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta da
maneira como tudo o que ela costuma estar falando deve estar soando nos ouvidos de quem precisa estar escutando.
Sinta-se
livre para estar fazendo tantas cópias quantas você vá estar
achando necessárias, de modo a estar atingindo o maior número de pessoas
infectadas por essa epidemia de transmissão
oral. Mais do que estar repreendendo ou estar caçoando,
o objetivo deste movimento é estar fazendo
com que esteja
caindo a ficha nas pessoas
que costumam estar falando
desse jeito sem estar percebendo.
Nós temos que estar nos unindo
para estar mostrando a nossos interlocutores que,
sim!, pode estar existindo uma maneira
de estar aprendendo a estar parando
de estar falando desse jeito. Até porque, caso contrário, todos
nós vamos estar
sendo obrigados a estar emigrando para algum lugar onde não vão estar nos obrigando a estar ouvindo frases assim o dia inteirinho.
Ricardo Freire.
In “ As Cem Melhores Crônicas
Brasileiras”. Ed. Objetiva, RJ, 2009.
1.
Para o autor, o uso
indevido do que ele denomina “futuro do gerúndio” propagou-se na comunicação moderna
a ponto de se tornar
uma:
A) maneira de estar aprendendo
B) garantia de enviar mensagens
C) epidemia de transmissão oral
D) construção de linguagem erudita
2.
A repetição do chamado “futuro do gerúndio” em todos os
parágrafos teve como objetivo dar ao texto
um efeito:
A) resumido B)adequadoC) técnicoD) irônico
3.
O trecho “ Sinta-se
livre para estar fazendo tantas cópias quantas você vá estar achando necessárias...” pode ser reescrito, mantendo-se o sentido
da frase, da seguinte
forma:
A)
Sinta-se livre para
fazer tantas cópias quantas você achar necessárias...
B)
Sinta-se livre para sair e fazer tantas cópias quantas
forem necessárias...
C)
Sinta-se
livre para conseguir fazer tantas cópias
quantas você fizer necessárias...
D)
Sinta-se livre para
continuar a fazer tantas cópias quantas você passar
a achar necessárias...
Para você estar passando adiante
4.
As expressões ”estou dirigindo” e “estamos
andando” apresentam os verbos principais da ação no gerúndio e demonstram
que esta ação acontece, no momento
da fala, de forma:
A)
hipotética
B)
contínua
C)
duvidosa
D)
imperativa
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS 5.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define que a “educação,
dever da família e do Estado, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo
para o exercício
da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. No artigo 3º,
tem-se os princípios que basearão o ensino.
O princípio do artigo 3º que se refere
ao aspecto “ideais da solidariedade humana” é:
A)
condições de permanência na escola
B)
respeito à liberdade e apreço à tolerância
C)
garantia de padrão de qualidade
D)
valorização da experiência extraescolar
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS
6.
O Estatuto da Criança
e do Adolescente (ECA) considera como aprendiz
aquele que aprende uma
profissão, dentro das normas da legislação sobre
educação. No Capítulo
V — Do Direito à Profissionalização
e à
Proteção no Trabalho
— define-se o que é considerado
como aprendizagem, da seguinte forma:
A) Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze
anos, são assegurados os diretos trabalhistas e previdenciários.
B) Ao adolescente portador
de deficiência é assegurado trabalho protegido.
C) Considera-se aprendizagem a formação técnico profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor.
D) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condição de aprendiz.
7.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Fundamental, os três anos iniciais
do ensino fundamental devem assegurar:
A) a alfabetização e o letramento, o desenvolvimento das diversas formas
de expressão, a continuidade da aprendizagem
B) uma única abordagem integradora, uniformidade de sequências e conteúdos, fronteiras fortemente
demarcadas entre as disciplinas
C) a minimização dos
efeitos da sociedade multicultural, o ensino ministrado somente em Língua Portuguesa para as comunidades indígenas
D) a aprendizagem de cálculos complexos, participação seletiva de alunos com habilidades especiais, carga horária mínima de 60% de trabalho anual
por meio de projetos
8.
Segundo as Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica, os curso de Educação de Jovens e
Adultos (EJA), nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, serão:
A)
a distância
B)
em horário diurno
C)
isentos de avaliação
D)
presenciais
9.
Segundo as Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica, e
de acordo
com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial (Resolução 4 de 02/10/09), a Educação Especial se realiza:
A)
somente na Educação Infantil
B)
somente do 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental
C)
até
o 9º ano do Ensino
Fundamental
D)
em
todos os níveis
de ensino
10.
Segundo Luckesi
(2006), o erro do aluno deve ser utilizado como fonte de crescimento e para tal é necessária
uma efetiva verificação, para ver se estamos diante
dele ou da valorização preconceituosa de um fato. Também é necessário
um esforço para avaliar o erro quanto a:
A) sua constituição e origem,
pois assim se pode superá-lo
com benefícios para o crescimento cognitivo do aluno
B) padrões de conduta práticos já estabelecidos pela ciência, para enquadramento estatístico do aluno
C) decisões sobre castigos e recompensas a aplicar
para que o aluno estude mais
D) divulgação da mensuração da aprendizagem para estimular a competição na turma
11.
João, aluno
do 2º ano, aprendeu com
a professora, no primeiro bimestre, o conceito
da soma. No terceiro mês do ano, mostrou
à professora que já sabia fazer contas de multiplicação. Esta lhe perguntou como ele tinha aprendido e ele respondeu: “Com os colegas
do meu prédio que já estão no 4º ano.” Este episódio
demonstra um conceito fundamental de Vygotsky, segundo
o qual funções ainda não
amadurecidas, mas já em processo de maturação, podem nascer
com a ajuda de um professor
ou de colegas mais capazes.
A este fato Vygotsky (1989)
chamou de:
A)
tendência infantil para a generalização abstrata
B)
função planejadora da fala simbólica
C)
zona
de desenvolvimento proximal
D)
desenvolvimento de capacidades cognitivas isoladas
12.
O Artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB, no Título IV — Da Organização da Educação
Nacional, trata das incumbências dos docentes. Dentre estas, estão:
A) colaborar com as atividades de articulação da escola
com a Secretaria de ensino fundamental do MEC, baixar normas complementares
para o seu sistema de ensino
B) zelar pela conservação do patrimônio público e conscientizar a
comunidade¡ administrar recursos materiais e financeiros do seu município
C) elaborar e executar políticas e planos educacionais nacionais, coletar e analisar informações sobre educação
superior
D) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, zelar
pela aprendizagem dos alunos
13. Para Luckesi,
a avaliação educacional, no contexto de uma
pedagogia transformadora, deve resgatar sua essência constitutiva, ou seja, sua função:
A) classificatória
B) punitiva
C) somativa
D) diagnóstica
14. Kilpatrick
estruturou e difundiu o método de projetos, inicialmente testado por Dewey
ainda no século XIX (ZABALA, 1998). O ponto de partida do método de projetos é:
A) a explicitação dos problemas
vitais dos alunos, compartilhados
com o grupo e trabalhados coletivamente
B) o interesse
e o esforço dos alunos, os quais o professor terá que aproveitar, canalizar e integrar
para um objetivo
concreto
C) a escolha de um tema pelo professor, a partir de um núcleo temático motivador para o aluno
D) a observação de coisas, seres e fatos científicos, na sequência do método científico
problema/hipótese/ experimentação
GABARITO:
1 C
2 D
3 A
4 B
5 B
6 C
7 A
8 D
9 D
10 A
11 C
12 D
13 D
14 B
Veja também Educação - Concurso para São Gonçalo - Discursiva: como será e 3 possíveis temas.
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